
Trojans ou Cavalos de Tróia são programas executáveis que transformam seu micro em um terminal de internet "aberto". Estes programas eliminam as proteções que impedem a transferência de informações, ou seja, abrem uma porta de comunicação (backdoor) não monitorada. O programa que você instala inadvertidamente no seu computador (um cavalo de Tróia) funciona como um servidor de rede (SERVER) e tem um outro programa "comparsa", que funciona como cliente (CLIENT). O server fica no seu computador e o client fica no computador do cracker. Se ambos estiverem na internet, o cracker pode estabelecer uma conexão direta (cliente-servidor), não monitorada e imperceptível com o Server (você) através de uma backdoor. Uma backdoor (cuja tradução literal é porta de trás) é apenas um canal de comunicação identificado por um número. Não pense que é complicado: invadir micros já não exige tanta experiência.
Como são transmitidos
As formas mais comuns de receber trojans são através de e-mails e através de outros programas, geralmente joguinhos. Quando você instala o programa ou executa o arquivo anexado ao email, também instala o trojan. É claro que isto ocorre sem o seu conhecimento: você pensa que está apenas jogando ou, quando aparentemente nada acontece, que o arquivo anexado está com problemas.
O perigo
Caso seu micro seja contaminado, as consequências podem ser catastróficas: roubo de senhas (cuidado com seu cartão de crédito), cópia ou destruição de arquivos, formatação do HD, criação de pastas e documentos [...] É como se o cracker estivesse trabalhando "normalmente" com a SUA máquina.
A quantidade
Em meados de 1999, eram conhecidos cerca de 250 tipos diferentes de trojans. No início de 2000 já havia aproximadamente 580, num crescimento assustador. Mais assustador ainda é constatar que atualmente (Julho de 2003) existem cerca de 27.000 trojans identificados!Os mais conhecidos continuam sendo o Back Orifice e o NetBus. O pior é que os trojans estão cada vez mais fáceis de operar e isto significa que cada vez mais bocós, com um mínimo de conhecimento, podem "brincar" de invadir.
Como se defender
Tenha um antivírus atualizado em seu computador, nesse caso recomendamos os seguintes anti-vírus:
Se o caso for Spyware: Spybot - Search & Destroy
0 comentários:
Postar um comentário